segunda-feira, 12 de abril de 2010

Star Wars







Star Wars é o título de uma space opera americana que foi transformada em uma série de seis filmes de ficção científica. Inicialmente, George Lucas escreveu um roteiro de 6 horas de filme, e o fez mesmo prevendo a resposta do estúdio. Recebendo um "não" como resposta, decidiu dividir o filme em 6 episódios, sendo que resolveu gravar apenas os 3 últimos pois os julgava mais interessantes e reconhecia neles aspectos que cativariam o público da época.
É uma ficção científica muito criativa e muito boa para o que se propõe. Isso quer dizer que eu não gosto muito do gênero, mas admiro o trabalho de George Lucas. Não tem como não admirar. É claro que os filmes tem várias falhas, muitas só apontadas um longo tempo depois. Mas o trabalho é de uma criatividade absurda. Não muito na trama, mas nos detalhes, como os sabres de luz, os robôs e as naves, por exemplo. Acredito que a academia não agraciou George Lucas por isso, que na verdade é mesmo motivo, eu acredito, pelo qual não deu um Oscar a Avatar. Sobre o mais recente, escrevo depois. Mas Star Wars está muito ligado a questão da tecnologia e dos efeitos especiais, que mais uma vez, acho muito criativos, mas em termos de história, roteiro, arte, o filme deixa a desejar. Muitas das falhas que apareciam nos três últimos filmes, que foram lançados nas décadas de 70 e 80, foram corrigidas nos três filmes mais novos. Deixando a saga mais perfeita em termos de efeitos e tecnologia. Mas no sentido da arte, continuou a mesma coisa.
Não vou comentar filme por filme, por que assim o post ficará enorme. Também não irei entrar em muitos detalhes, porque não sou fã da série, não coleciono miniaturas, não decorei cada detalhe de cada filme, enfim, minha opinião aqui é a de uma mera expectadora, sem nenhum compromisso com a hitória e com o trabalho de George Lucas. É muito complicado falar de Star Wars, eu pensei bastante antes de escrever. Porque a saga foi um sucesso tão grande que existem milhares de seguidores. Portanto, para não ofender mais ainda a crença de algumas pessoas, irei parar por aqui.
Eu confesso que só assisti aos filmes esse ano e meio obrigada pelo meu namorado. Porque tenho preconceito, admito, não sou nem um pouco fã de ficção cientifica. Mas assisti e gostei bastante. por esse motivo até peguei mais leve na critica. E para aqueles sofrem desse mesmo mal, não tenham preconceito, pelo menos, não com relação a Star Wars, porque é criativo, divertido, não é perfeito, mas vale a pena assistir. Ate porque é um clássico e não temos como resistir.

Um comentário:

  1. Mentira, eu não obriguei ninguém, vc é que quis ver pra não falar mal sem conhecer. Eu não tinha pensado na expressão "Space Opera", isso existe? Quant aos filmes, bom, eu não gosto mais dos ultimos 3, já tão ultrapassados demais, os efeitos especiais eu digo, se o G. Lucas refizesse eles, já que o sucesso foi tanto a ponto de qualquer estúdio aceitar, ou até ele mesmo bancar, o cara tá montado na grana, enfim...

    ResponderExcluir