sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sin City



Bom, eu não soube avaliar esse filme. Eu o tinha avaliado como original. E, baseado em quadrinhos, é tão bem feito que eu imaginei os desenhos nas revistinhas enquanto admirava as cenas. Em preto e branco, a caracterização dos personagens, o cenário, os diálogos, vi tudo em confluência com um HQ. Mas, considerei que, apesar de ser um trabalho original, o filme se desenrolava em uma trama complexa, ate meio confusa, com muita violência e não muito instigante.
Eu gostei, achei muito inteligente a forma como a cidade interage com os personagens e não o contrário. As cenas de violência, apesar de fortes, tinham um quê de Tarantino.
Depois de toda essa avaliação, pesquisei sobre o filme na internet, e encontrei o seguinte no site Wikipedia:
"Sin City é o título de uma série de histórias em quadrinhos escrita por Frank Miller e publicados no formato film noir (é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão, e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930). O primeiro título da série foi publicado na revista "Dark Horse Presents" de Abril de 1991 a Junho de 1992, dividido em treze partes com diversas histórias de duração distintas que se seguiram. Todas as histórias são situadas na cidade fictícia de Basin City, com personagens recorrentes e histórias co-relacionadas.
Uma adaptação cinematográfica Sin City estreou em 1 de abril de 2005 nos EUA, em 9 de junho em Portugal e em 29 de julho no Brasil, com direção de Robert Rodriguez, Frank Miller e Quentin Tarantino como 'Diretor Especial Convidado'. Todas as histórias já publicadas foram reimpressas com novas capas durante os meses que antecederam a estreia do filme, no exterior."
Ou seja, toda a história de filme original, boa captação dos quadrinhos e o quê do Tarantino, caiu por terra depois que eu li isso. Minha opinião sobre o filme não mudou, mas minhas considerações sim. Como não sou uma aficionada em HQs (nunca li), mas uma aficionada em cinema, deixo as duas considerações. Minha primeira impressão serve para os leigos no que diz respeito a quadrinhos, e a segunda serve para os apreciadores do ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário